ASPRA MS – Associação de Praças da Policia Militar e Bombeiro Militar do Mato Grosso do Sul Notícias PMs que atuarem como oficiais de Justiça na Lei Maria da Penha terão salários ajustados

PMs que atuarem como oficiais de Justiça na Lei Maria da Penha terão salários ajustados

PMs que atuarem como oficiais de Justiça na Lei Maria da Penha terão salários ajustados

Policiais militares que executarem mandados contra agressores de mulheres passarão a receber valores equivalentes aos pagos a oficiais de Justiça. Essa medida faz parte de um termo de cooperação firmado entre o sistema judiciário e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, com o objetivo de reduzir os índices alarmantes de feminicídio em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o termo 0310/2025, sempre que necessário, policiais militares poderão atuar na entrega de mandados relacionados a casos de violência doméstica, incluindo agressões físicas, ameaças e crimes como feminicídio ou sua tentativa.

Nesses casos, os militares terão direito a uma remuneração proporcional ao serviço prestado, equivalente à de um oficial de Justiça. A iniciativa surgiu, em parte, após o assassinato da jornalista Vanessa Ricarte, cujo agressor não recebeu a notificação da medida protetiva a tempo.

O caso evidenciou a urgência na entrega dos mandados para afastar suspeitos do convívio com as vítimas, garantindo maior proteção.

Segundo a portaria que regulamenta o termo de cooperação, o policial que executar a intimação terá direito ao pagamento pelo ato. Entretanto, se a intimação ocorrer dentro da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), nos mesmos moldes das realizadas em cartórios judiciais, não haverá remuneração extra pelo serviço.

Notícias Relacionadas