ASSOCIAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL

DEFENDENDO A VALORIZAÇÃO DOS NOSSOS ASSOCIADOS COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA!

Servidores da segurança pública com menos de 41 anos serão vacinados neste sábado

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Acontece neste sábado (10), em Campo Grande, a segunda etapa de vacinação contra Covid-19 dos servidores da segurança pública. A expectativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é imunizar em torno de 3,3 mil policiais e agentes com idade inferior a 41 anos.

A imunização que vai de 7h30 às 17h contempla os servidores da ativa, lotados na capital e que constam nas relações das instituições de segurança pública, que foram enviadas pela Sejusp a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Da estrutura da segurança pública estadual serão vacinados servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias, da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar das medidas socioeducativas – que são aqueles agentes que atuam nas Unidades Educacionais de Internação, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da sede da Sejusp.

O quantitativo a ser vacinado neste sábado representa quase metade dos 6,7 mil servidores lotados em Campo Grande. Em todo o estado, a imunização deve atingir mais de 12 mil policiais e agentes de segurança pública.

Postos de vacinação

Os postos de vacinação disponibilizados pela Sesau para vacinação dos servidores da segurança pública são os drives da Cassems e do Pavilhão Albano Franco, Parque Ayrton Senna, Guanandizão e Unidades de Saúde da Família (USF) da Vila Nasser, Coophavilla, Silvia Regina, Dona Neta e Universitário.

“O ideal é que os servidores deem preferência para os drives da Cassems e Albano Franco, bem como Guanandizão e Parque Ayrton Senna, que são locais com maior capacidade de imunização e onde o tempo de espera é menor”, orienta o secretário de Justiça e Segurança Pública em exercício, coronel Ary Carlos Barbosa.

O secretário alerta que nesta segunda etapa não serão imunizados aqueles servidores com 41 anos ou mais, que por qualquer motivo não tenham comparecido na primeira etapa da vacinação dos servidores da segurança pública. “Para esse público haverá uma repescagem, provavelmente ainda este mês, porém se forem aos postos de vacinação neste sábado, não poderão ser imunizados, pois os nomes não constarão nas listas e não haverá exceções”, assegura.

Cadastro

Antes de se vacinar, os servidores ativos da segurança pública devem entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br e realizar o cadastro, que é rápido, fácil e intuitivo.

Ao acessar a página do Vacina Campo Grande, o servidor clica em “Primeiro acesso”, em seguida escolhe no perfil a opção “Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas”, clica em “Continuar” e será aberta uma tela com campos como CPF, CNS, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail, celular, telefone, sexo, local de trabalho, endereço, comprovante de servidor na segurança pública e senha, que devem ser preenchidos pelo servidor.

Antes de clicar em “salvar”, o servidor precisa enviar cópia da carteira de identidade funcional que comprove ser servidor da segurança pública da ativa ou, se for o caso, cópia do Diário Oficial do Estado, em que conste a nomeação.

“Precisamos que todos os servidores da segurança lotados em Campo Grande, da ativa, independente de idade ou local de lotação, realizem o cadastro na página de vacina da Prefeitura, para facilitar e agilizar a imunização”, orienta o secretário Ary Carlos Barbosa.

Esclarecendo dúvidas

Quem pode se vacinar neste sábado?

Policiais, agentes e servidores de todas as forças de segurança estaduais com menos de 41 anos de idade, da ativa, comprovadamente lotados em Campo Grande e com nome em listas enviadas previamente pelas instituições.

Eu tenho mais de 41 anos, mas estava viajando, tive Coronavírus recentemente ou tinha tomado vacina contra gripe, posso me vacinar sábado?

Não pode! Neste caso aguarde a repescagem, que deve acontecer ainda em abril. Mantenha a tranquilidade, pois todos serão imunizados.

Onde eu preciso ir para me vacinar?

Parque Ayrton Senna; Guanandizão; Drive da Cassems de Drive do Pavilhão Albano Franco; Unidades de Saúde da Família da Vila Nasser, Coophavilla, Silvia Regina, Dona Neta e Universitário.

Que dia e horário acontece a vacinação?

Neste sábado, dia 10 de abril, das 7h30 às 17h.

O que preciso levar para vacinar?

Documentos pessoais, carteira funcional ou cópia do Diário Oficial onde conste nomeação e comprovante de lotação.

Meu nome estará na lista?

Se você está na ativa e lotado em Campo Grande, seu nome está na lista.

Sou inativo ou aposentado, posso me vacinar?

Não! Os inativos seguem o calendário de idade dos órgãos de saúde dos municípios.

Moro em Campo Grande, mas trabalho no interior, posso me vacinar?

Não pode! Nesse caso, somente quando a vacina for estendida para o município onde você está lotado.

Tenho mais de 41 anos, mas tenho comorbidade e não me vacinei na primeira etapa, posso me vacinar agora?

Pode somente pela campanha dos municípios, mas não na segunda etapa destinada aos servidores da segurança pública. Nesse caso procure orientação junto aos órgãos de saúde.

Tive Covid-19 recentemente ou tomei vacina contra a gripe, posso me vacinar?

Nesse caso procure orientação médica e, caso seja liberado para se vacinar, peça um atestado carimbado e assinado pelo médico que autorizou.

Eu tenho menos de 41 anos, mas não vou poder me vacinar neste sábado, depois posso procurar uma unidade de saúde para me vacinar?

Não pode! As campanhas da segurança pública são específicas e, neste caso você precisará aguardar a repescagem, que ainda não tem data para acontecer.

Moro no interior, mas estou em Campo Grande de férias, folga ou atestado, posso me vacinar?

Não pode! A vacina deve ser tomada pelo servidor somente no município onde ele está lotado.

Estou de férias ou folga e viajando para outra cidade, estado ou país, quando eu voltar posso me vacinar em qualquer posto?

Não pode! Nesse caso a vacinação ocorrerá por repescagem e quando tiver anúncio/convocação e vacina.

Moro em Campo Grande, sou da ativa, mas estou de atestado médico, férias ou folga, posso me vacinar?

Pode, desde que tenha menos de 41 anos, compareça neste sábado (10/04) aos postos de vacinação e apresente documentos atuais que comprovem que você é da ativa.

Posso levar minha mãe, pai, irmão, mulher ou filhos para se vacinarem?

Não pode! A vacina é somente para os policiais.

Sou membro de algum conselho, como por exemplo os Conselhos Comunitários de Segurança, posso me vacinar?

Não pode! A vacina é somente para os policiais, agentes e servidores da segurança pública.

E se eu burlar o sistema e as regras?

Vai responder administrativa e criminalmente por isso, podendo inclusive pagar multa, ser preso e perder o cargo, se for o caso.

Fonte: SEJUSP em 09 de abril de 2021.
Publicado por: Joelma Belchior

Comente